Concebido a partir de atividade da Guarda Municipal de Várzea Grande o evento esportivo se tornou uma rotina e ganhou novos adeptos. Em média 200 ciclistas participam todas as semanas
Promover a qualidade de vida, interação entre as pessoas, e ao mesmo tempo, incentivar o uso da bicicleta como modal de transporte. Com essa proposta, a secretaria de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal implantou em março de 2018, o projeto ‘Pedal da Guarda’, onde reúnem todas as quintas-feiras, ciclistas de diferentes bairros da cidade e também de Cuiabá, que atravessam a ponte para participar do evento. A rotatória do Aeroporto Marechal Rondon e do Shopping Várzea Grande é ponto de concentração, de largada e chegada.
Toda a semana a equipe organizadora elabora um percurso de viagem, que passa por diversos bairros da cidade, onde os participantes têm a oportunidade de fazer também um tour, apreciando os pontos turísticos de Várzea Grande.
O percurso compreende de 20 a 25 quilômetros que são realizados no perímetro urbano e passa por localidades distintas como a Passagem da Conceição, Trevo do Lagarto e Bonsucesso. Para participar do evento é necessário que o desportista tenha uma bicicleta e os seus equipamentos de segurança.
O coordenador do ‘Pedal da Guarda’, agente Juliano Lemos, disse que, em princípio, a ideia do projeto surgiu em razão de buscar um lugar mais seguro para os ciclistas pedalarem, independentemente de serem iniciantes ou desportistas preparados.
“O projeto que começou de forma tímida e com a presença de dezenas de ciclistas, tomou em pouco tempo uma proporção surpreendente, com a inserção de pessoas de várias localidades. Hoje contamos com a presença de mais de 200 participantes, compostos por vários grupos de pedaladas”, comemorou.
Juliano Lemos explica que a atividade é gratuita e qualquer pessoa pode participar do passeio, porém é indispensável ao ciclista, o uso de acessórios de segurança, como capacetes, coletes refletivos, luvas e roupas de cores claras e refletivas. “É aconselhável também que as bicicletas tenham um bom estado de conservação, sejam sempre revisadas e que tenham faróis dianteiro e traseiro, bomba para os pneus e uma câmara reserva para possível emergência”.
O secretário de Defesa Social e também comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, ressalta a grandeza do projeto social e integrativo ‘Pedal da Guarda’, que além de ser um meio de transporte para pequenas e médias distâncias, a bicicleta é ecologicamente correta, não emite gases, portanto, não polui, não produz ruídos, é econômica e o mais importante, é uma atividade física que consome calorias, melhora a respiração, tonifica músculos e libera hormônios que fazem o bem para as pessoas.
“Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, reduz o estresse, fortalece a resistência muscular, melhora o condicionamento físico, e mantém a forma física de quem faz uso desta prática de esporte”.
Segundo o comandante, antes de realizar o referido percurso, é feito todo um planejamento logístico para que o passeio seja feito sem nenhum contratempo, com a presença de Guardas Municipais que fazem a escolta, e agora também com a presença de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192). “Firmamos a parceria com o SAMU que agora faz parte da nossa equipe de apoio, aferindo a pressão dos participantes e garantindo mais segurança e tranquilidade durante o trajeto da viagem”.
O tenente-coronel Flávio Poncione, é morador de Cuiabá e começou a participar do ‘Pedal da Guarda’ há sete meses, e nos dois primeiros passeios ele alugou uma bicicleta. “Hoje tenho a minha própria bike, e nesse período além de eliminar 15 quilos, consegui fazer novas amizades. Indico a todos essa ação da Guarda Municipal que é feita com total segurança, tanto para os ciclistas que participam da atividade, quanto para os motoristas que trafegam pelas vias”, elogiou.
O Advogado Sérgio Gomes dos Santos, morador de Várzea Grande, disse que os encontros de quintas-feiras são prazerosos sendo uma atividade para toda a família. “Além de deixar o corpo em dia é um exercício físico que melhora a qualidade de vida. É também um incentivo para os jovens, a exemplo do meu neto Arthur, de apenas 6 anos que já participa da ação”, comentou.
Para Sérgio Uriel da Silva a atuação da Guarda Municipal neste tipo de atividade física é importante porque além da segurança durante o trajeto, os agentes também fazem a socialização entre os participantes, desmistificando aquele tabu de que a Guarda só aplica multas. “Esta ação mostra que a Guarda Municipal além de fazer a segurança da população, tem serviços relevantes em todos os setores, principalmente o lado social e cultural”, completou.
INCENTIVO: O secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, disse que vai propor a prefeita Lucimar Sacre de Campos, que em 2020, o projeto ‘Pedal da Guarda’, seja incluído no calendário de festividades do aniversário de Várzea Grande.
“Este é um evento que tem marcado as noites de quintas-feiras em Várzea Grande e que tem atraído centenas de pessoas, num convívio de interação entre a população local e as que atravessam a ponte vinda de Cuiabá. Por ser um evento atrativo, poderia ser inserido na programação festiva do município”, incentivou o comandante.