A primeira visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Mato Grosso, mais especificamente na divisa com Goiás, para a assinatura do projeto “Juntos pelo Araguaia”, irá esvaziar as sessões da Assembleia Legislativa (AL) nesta quarta-feira (05). Isso porque 10 deputados estaduais já confirmaram a presença do evento, que será realizado na Câmara de Vereadores de Aragarças (GO), município que faz divisa com Barra do Garças (168 km a médio-Norte)
Segundo a assessoria do governo do Estado, confirmaram presença os deputados Eduardo Botelho (DEM), Max Russi (PSB), Ulysses Moraes (DC), Xuxu Dal Molin (PSC), Dr. João (MDB), Elizeu Nascimento (DC), Nininho (PSD) e Dilmar Dal Bosco (DEM). E, como não poderiam faltar, os parlamentares do PSL, Delegado Claudinei e Silvio Fávero, fecham o grupo de deputados estaduais que irão para a região do Araguaia recepcionar Bolsonaro.
A assinatura do projeto está marcada para às 9h30, com organização da assessoria da presidência, que ainda não confirmou se o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canutto, irão participar da formalização do projeto. A solenidade terá a assinatura de Mauro Mendes (DEM) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), além do presidente.
O evento que está mobilizando a classe política no estado prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios de Mato Grosso e Goiás. Na primeira etapa, serão recompostas áreas de florestas e de preservação permanente, além do incentivo à atividades agropecuárias com baixa emissão de carbono.
Além dos deputados estaduais também confirmaram presença os deputados federais Nelson Barbudo (PSL), Neri Geller (PP) e Valtenir Pereira (MDB), que está em seus últimos dias como suplente de Carlos Bezerra (MDB).
Da equipe do primeiro escalão do governo, confirmaram presença o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT), o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e o secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral.
Também devem subir ao palanque de autoridades os prefeitos dos 13 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia, que são parte prioritária do projeto, através da recuperação de cabeceiras de rios.
O avião presidencial aterrisa em Barra do Garças e, em seguida, a comitiva segue para Aragaças.
Fonte: GD