O Hospital de Câncer de Mato Grosso, ainda na primeira semana de março, tomou diversas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em um primeiro momento, criamos a COMISSÃO DE RISCO composta pelas especialidades envolvidas nessa situação. A comissão adotou como medidas:
1) garantir os equipamentos de proteção individual (EPIs) aos colaboradores, 2) criar um fluxo interno e regime de contingenciamento para os todos os itens de segurança, 3) estabelecer as normas pensando na segurança dos pacientes, como a redução de atendimentos, o distanciamento social e ainda garantindo o abastecimento de álcool. No entanto, neste momento tais medidas têm se mostrado insuficientes.
Verificamos um aumento significativo de casos de Covid-19 na capital, e, levando em consideração o risco que nossos pacientes estão submetidos por se tratarem de pacientes de grupo de risco (imunossuprimidos), e ainda preocupados com a qualidade do atendimento e da preservação da saúde dos nossos colaboradores, o HCanMT decide pelo fechamento temporário do pronto atendimento (PA) por período minimo de 14 dias a contar da presente data, período esse que poderá ser reavaliado futuramente.
Tal medida se mantém restrita ao nosso programa de contingenciamento, e também leva em consideração que na atual data o Hospital se encontra com expressivos quantitativos de funcionários e médicos afastados em decorrência do Covid-19, e alguns casos de pacientes positivos para a doença. O nosso objetivo, acima de tudo, é garantir a segurança dos nossos pacientes e colaboradores.
Os pacientes continuarão sendo atendidos em consulta ambulatorial conforme agendamento realizado e os casos graves deverão procurar as unidades de atendimento mais próximas de sua residência, assim como aqueles que necessitam de avaliação oncológica para internação hospitalar deverão ser regulados para transferência à nossa instituição.
Cuiabá, 17 de junho de 2020