Todas as 45 pessoas demonstraram resposta imunológica ao novo coronavírus. A terceira fase do estudo contará com 30 mil voluntários
A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna informou na terça-feira (14/7) que sua candidata à vacina contra a Covid-19 conseguiu induzir resposta imunológica em todos os 45 voluntários da segunda fase de testes em humanos.
De acordo com os pesquisadores, a imunização, em duas aplicações com intervalo de 28 dias, produziu mais anticorpos nos participantes do estudo do que os registrados em pacientes recuperados da Covid-19.
Os 45 voluntários, com idade entre 18 e 55 anos, foram divididos em três grupos de 15 pessoas. Cada um recebeu doses de 25, 100 ou 250 microgramas. Os níveis mais altos de anticorpos foram observados nos que receberam as doses mais altas.
Com os resultados positivos divulgados em artigo no New England Journal of Medicine, a Moderna segue para a terceira fase do estudo, com 30 mil voluntários. A dosagem escolhida para a última etapa de testes foi a de 100 microgramas, com a primeira injeção prevista para 27 de julho e a segunda 29 dias depois.
A vacina da Moderna é produzida a partir do material genético do vírus na forma de RNA, com tecnologia que orienta as células para a produção de proteínas que imitam a superfície externa do coronavírus, protegendo o corpo contra uma futura invasão.
Fonte: Metrópole (Por Bethânia Nunes – metropoles.com)