Serão 18 unidades de Atenção Primária que vão realizar as ações do Novembro Azul
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira, 10 de novembro, a abertura oficial da Campanha Educativa Novembro Azul, de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além dos cuidados integrais com a saúde do homem. A ação acontece na sede da secretaria, das 7h às 15h, localizada na Avenida da Feb.
Durante todo o mês, 18 unidades de Atenção Primária à Saúde do município irão desenvolver diversas ações voltadas para a promoção da saúde do homem. Como explica o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, a primeira ação será na sede da secretaria, para justamente cuidar da Saúde dos servidores que cuidam da população.
“O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens de todas as regiões do país, sendo assintomático no início, o que torna a prevenção muito importante. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar a unidade de saúde para avaliação e acompanhamento. Por isso iniciaremos as ações de prevenção e detecção do câncer de próstata. Vamos ofertar consultas médicas aos homens servidores da Saúde Pública, se precisar faremos encaminhamentos a urologistas e psicólogos, além de coleta de sangue para o exame antígeno prostático específico (PSA), meio pelo qual é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. A ação contará também com aferição de pressão, teste de glicemia e de ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis. São exames importantes que tanto servidores homens quanto a população masculina de Várzea Grande devem fazê-los”, explicou o secretário.
Segundo o superintendente de Atenção Básica em Saúde Geovane Renfro, as 18 unidades irão realizar solicitações de PSA e outros exames laboratoriais necessários, após a consulta médica. Haverá aferição de pressão para verificar se possuem ou não hipertensão, e/ou outros cuidados, além de testes de glicemia e de ISTs.
“O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir às unidades de saúde e realizar o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). As unidades vão funcionar de segunda à sexta das 8h às 11h e das 13h às 16h”, esclareceu Geovani Renfro.
As 18 Unidades de Saúde de Atenção Primária que realizarão atendimentos do Novembro Azul:
Funcionamento de segunda à sexta das 8h às 11h e das 13h às 16 h.
Centro de Saúde do Água Limpa
Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia
Centro Especializado em Saúde CES
Clínica de Atenção Primária a Saúde do 24 de Dezembro
Clínica de Atenção Primária a Saúde do Cristo Rei
Clínica de Atenção Primária a Saúde do Jardim Glória
Clínica de Atenção Primária do Marajoara
Clínica de Atenção Primária a Saúde do Parque do Lago
Estratégia Saúde da Família do Água Vermelha
ESF Capão Grande
ESF Jardim União
ESF Manaíra
ESF Manga
ESF São Mateus
ESF Souza Lima
ESF Unipark
ESF Vila Arthur
Serviço de Assistência Especializada SAE CTA- Exclusivo para pacientes da Unidade.