Musk se reúne com Bolsonaro para acordo sobre projeto na Amazônia

TECNOLOGIA – No interior paulista, bilionário discutiu com o presidente iniciativa de conectividade usando satélites da SpaceX

Elon Musk ao lado do presidente Jair Bolsonaro em evento no interior paulista

Elon Musk ao lado do presidente Jair Bolsonaro em evento no interior paulista | Foto: Reprodução/Instagram
.

O bilionário Elon Musk participou de um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira, 20, em Porto Feliz, no interior de São Paulo. A visita do empresário teve como motivo um acordo em projeto para levar conectividade a regiões remotas da Amazônia.

Musk usou sua conta no Twitter, plataforma que vem negociando a compra, para comentar sobre a visita ao Brasil.

“Super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19.000 escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia”, escreveu o bilionário.

Um avião particular de Musk desembarcou em um aeroporto particular em São Roque (SP), na manhã desta sexta-feira. Logo depois o empresário foi levado ao encontro do presidente, em Porto Feliz (SP). Também participaram do evento os ministros Fábio Faria, das Comunicações, e Ciro Nogueira, da Casa Civil, entre outras autoridades.

Considerado o homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em US$ 240 bilhões, segundo a revista Forbes, Musk é envolvido em projetos diversos. O empresário nascido na África do Sul e radicado nos EUA é dono da montadora de carros elétricos Tesla e da SpaceX, empresa dedicada à exploração espacial. Recentemente, o magnata vem lidando com processo de compra da rede social Twitter, em negócio de US$ 44 bilhões.

Sobre o projeto na Amazônia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu em janeiro o direito de exploração no Brasil de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da SpaceX.

Assim, a empresa de transporte espacial de Elon Musk pode oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro, com direito de exploração até 2027. A autorização da Anatel foi concedida depois de reunião de Fábio Faria, ministro das Comunicações, com o empresário nos EUA, em novembro.

Já em fevereiro deste ano, o governo do Amazonas também informou que vem mantendo contato com a SpaceX para a instalação de tecnologia da empresa no Estado.

“Por essa ninguém esperava! Já que vamos conectar a Amazônia, trouxemos um dos maiores empresários do mundo para nos ajudar nessa missão. Aceitamos o desafio e vamos até o fim”, escreveu o ministro Fábio Faria nas redes sociais, nesta sexta. “Obrigado pela visita, Elon. Vamos fazer isso”

Bolsonaro sobre Musk: ‘mito da liberdade’

Em depoimento transmitido por meio das redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro também falou sobre o encontro com o empresário de origem sul-africana.

“A questão da Amazônia, para nós, é importante. Nós pretendemos e contamos com Musk para que a Amazônia seja conhecida por todos para mostrar a exuberância, o quanto é preservada por nós e o quanto as mentiras que espalham são prejudiciais”, comentou o presidente.

“Hoje em dia, poderíamos chamar Musk de ‘mito da liberdade’. O exemplo que nos deu, para nós, foi como sopro de esperança. O mundo todo passa por pessoas que tem vontade de roubar a liberdade de nós, e a liberdade é a semente para o futuro. Ele veio para nosso país demonstrando o que pretende deixar para nós, sua passagem já é algo que nos marcara, em especial a mim.”

.
Banner secon mt

Deixe uma resposta