A praticidade demonstra a preocupação da Secretaria de Gestão Fazendária em melhorar cada vez mais o atendimento.
Contribuintes de Várzea Grande podem fazer emissão e pagamento de guias de forma totalmente on-line, pelo portal da Prefeitura, evitando gastos com deslocamento e as indesejadas filas. A praticidade demonstra a preocupação da Secretaria de Gestão Fazendária em melhorar cada vez mais o atendimento.
“Criamos um ambiente atrativo aos contribuintes. Não focamos apenas em condições diferenciadas de quitação ou de regularização, mas primamos por colocar à disposição a tecnologia para reduzir o tempo de atendimento, solucionar problemas de forma totalmente remota, ágil e segura”, afirma a secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos.
IPTU – No portal da Prefeitura de Várzea Grande, no botão “IPTU” (http://www.varzeagrande.mt.gov.br/iptu), é possível resolver pendências do exercício vigente como de anteriores, com rapidez e de forma totalmente remota. O contribuinte que ainda optar pelo atendimento à distância, pode requerer os documentos pelo e-mail iptuvg@varzeagrande.mt.gov.br, pelo telefone (65) 3688-8218 ou pelo WhatsApp (65) 98459-8124.
Como explica a secretária, as guias do IPTU de anos anteriores também podem ser retiradas de maneira on-line, inclusive com descontos. “O Programa de Recuperação Fiscal do Município de Várzea Grande oferece descontos de 80% nos juros e multas para pagamento em cota única. Também é possível parcelar em até 60 vezes, com os descontos estipulados na Lei Complementar Municipal n. 4.847/2021 (de 60% a 10% nos juros e multa)”, reforça.
Alvará – Também no portal da Prefeitura, no botão “Alvará”, (http://www.varzeagrande.mt.gov.br/alvara/), o contribuinte pode emitir o alvará de funcionamento do seu estabelecimento referente a 2022, emitir boletos deste ano, de anos anteriores com desconto nos juros e multas e ainda emitir Boletim de Cadastro Econômico, tudo de forma on-line. Os contatos para quem precisar tirar dúvidas ou consultar processos relativos ao Alvará são: nucleo.alvara@varzeagrande.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3688-8204.
ISSQN – Para realizar parcelamento e emissão de boletos de pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o contribuinte pode clicar no botão “Parcelamento” na página inicial do site da Prefeitura de Várzea Grande (http://www.varzeagrande.mt.gov.br/parcelamentos). Serão apresentadas duas opções: a opção “Realizar Parcelamento” serve para quem ainda não negociou o pagamento do tributo e quer pagar de forma parcelada. Já a opção “Emitir boleto de parcelamento” serve para quem já fez o procedimento anterior e apenas precisa do boleto da mensalidade que vai pagar.
Quem precisar de informações, mas não quiser ir até o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), pode entrar em contato com o setor de ISSQN pelo email centraldeissqnvg@gmail.com ou pelos telefones (65) 3688-8235/3688-8231 e 98464-9117. No caso de quem precisa emitir notas fiscais avulsas, pode fazê-lo também pelo portal da Prefeitura, no botão “Nota Fiscal Avulsa” (http://www.varzeagrande.mt.gov.br/nota-avulsa/).
Pagamento de tributos no cartão de crédito – Após emitir suas guias pela internet, o várzea-grandense pode fazer também o pagamento on-line por meio de cartão de crédito, evitando filas de banco e desperdício de papel. No site da Prefeitura de Várzea Grande, clique no botão “Pagamento de Tributos no cartão de crédito” (http://www.varzeagrande.mt.gov.br/parcelamento-cartao-de-credito/). Em seguida, serão mostrados na tela os ícones das duas empresas credenciadas pela Secretaria de Gestão Fazendária para esse tipo de serviço.