Guarda Municipal de VG prepara reforço na segurança e controle do trânsito para o segundo turno

Ação em conjunto com demais forças de segurança começa alguns dias antes da votação e encerra após a apuração dos votos

Durante o segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro, a Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG) estará fazendo a segurança em cinco escolas que funcionam como locais de votação, no intuito de inibir crimes eleitorais. Uma delas contará inclusive com a base móvel.

De acordo com o comandante da GMVG, Alisson Baracat, 20 guardas municipais participaram do curso sobre crimes eleitorais, oferecido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e estão aptos para atender ocorrências relacionadas ao pleito, como boca de urna, compra de voto e quebra de sigilo de votação. “Também vamos combater crimes de desobediência porque, na falta de mesário, o chefe de seção pode solicitar a algum eleitor que exerça essa função e a pessoa precisa acatar”, explica.

No dia, da votação, qualquer cidadão pode denunciar a prática de ilícitos eleitorais, ligando no 190. Várzea Grande conta com um eleitorado de 178.509 pessoas, distribuídas em 100 locais de votação.

A expectativa é de que a eleição no município seja mais ordeira do que no primeiro turno, quando foi registrada uma ocorrência de compra de voto. “Eu acredito que vai ser mais tranquilo porque, apesar da polarização, é uma campanha majoritária federal. Não terão candidatos locais para provocar tanto acirramento”, afirma o comandante.

Além da segurança fixa em cinco zonas eleitorais, a GMVG atuará no controle do trânsito, com três guarnições. Haverá também interdição da Avenida Castelo Branco, entre as Avenidas Couto Magalhães e Senador Filinto Muller, onde está localizado o Cartório Eleitoral (durante o horário da eleição).

Alisson Baracat destaca que a operação visando eleições seguras começará alguns dias antes do pleito e se encerrará após a apuração dos votos. Ele alerta aos eleitores que se organizem, uma vez que, neste ano, o horário da votação será diferente, das 7h às 16h. “A eleição seguindo o horário de Brasília poderá gerar tumulto entre aquelas pessoas que deixam para votar na última hora. Então, mesmo que a Guarda Municipal esteja organizando o trânsito, pedimos que os eleitores também se planejem para contribuir comum uma eleição tranquila”, afirma.

Banner Meio Prefeitura de CBA

Deixe uma resposta