As honrarias foram entregues durante sessão especial realizada na noite de segunda-feira (21)
Quarenta e sete títulos de cidadão mato-grossense, comendas e moções de aplausos foram entregues durante sessão especial realizada na noite de segunda-feira (21), por solicitação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). As honrarias representam o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por essas personalidades a Mato Grosso.
“Em verdade, os nossos homenageados, em seus labores diários, junto às suas respectivas comunidades, sempre com seus espíritos impregnados por grandes ideais não se limitaram ao mero cumprimento de seus deveres; fizeram e fazem muito mais do que isso, pois, comprovadamente, cumprem suas obrigações com eficiência, zelo, coragem, e acima de tudo com muito amor e dedicação, contribuindo, incansavelmente, para o desenvolvimento político, social e material das pessoas”, declarou Eduardo Botelho.
Primeiro homenageado da noite, André Luis dos Santos foi agraciado com a Comenda Senador Filinto Müller, considerada a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual. Formado em Direito e pós-graduado em Direito Penal, André ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso em 2002 e desde 2019 ocupa o posto de 1° sargento.
Em sua carreira na PM, participou de diversos cursos de formação, serviu no Batalhão de Trânsito, atuou como comandante do tático móvel e atualmente está lotado na Coordenadoria Militar da Assembleia Legislativa. “A Polícia Militar atua nos 141 municípios do estado de Mato Grosso. Hoje, ela é a única instituição que está presente em todos os municípios do estado, levando segurança pra população. Esse é o nosso papel, nosso trabalho e eu estou muito grato e muito feliz por receber essa homenagem”, disse André.
Na sequência, o presidente da ALMT realizou a entrega da comenda Marechal Cândido Rondon a nove pessoas. A honraria é concedida a personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que, por seus méritos pessoais ou relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso, fizeram-se merecedoras de público reconhecimento.
Entre os homenageados, estão a juíza da 7ª Vara Criminal Especializada contra o Crime Organizado e coordenadora do Comitê Gestor de Proteção de Dados pessoais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ana Cristina Silva Mendes, e a delegada de polícia titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande, Elaine Fernandes de Souza.
Títulos de cidadão mato-grossense foram entregues a 14 personalidades que não nasceram em Mato Grosso, mas, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do estado e das pessoas que aqui vivem. Outras 23 pessoas receberam moções de aplausos, entre eles o juiz de direito Jamilson Haddad Campos, que atua há 23 anos em Mato Grosso e há 10, como juiz titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá.
“É uma honra muito grande estar aqui na Assembleia Legislativa recebendo um reconhecimento do presidente, o excelentíssimo deputado Eduardo Botelho, com fundamento nos trabalhos que tenho desenvolvido. A prevenção e o combate à violência contra as mulheres é algo que tem relevância social e ser reconhecido por esse trabalho demonstra que a Assembleia Legislativa, institucionalmente, preocupa-se e valoriza essa temática”, ressaltou o magistrado.
Confira os nomes de todos os homenageados:
Comenda Senador Filinto Müller
André Luis dos Santos
Comenda Marechal Cândido Rondon
Alexandre Corrêa Mendes
Ana Cristina Silva Mendes
Darwin Salgado Germano
Edvan Manoel de Azevedo
Elaine Fernandes de Souza
Heleno Xavier de Oliveira
Herbe Rodrigues da Silva
Otoniel Gonçalves Pinto
Walter de Melo Fonseca Júnior