Bolsonarista foi o deputado reeleito que mais conquistou votos e teve número quase quadriplicado
Com apenas um ano e sete meses de mandato, o deputado estadual bolsonarista Gilberto Cattani (PL), que até o início de 2021 era desconhecido do meio político mato-grossense, teve na eleição de outubro deste ano um aumento de 284,4% de sua votação em relação a 2018 e foi o parlamentar reeleito que conquistou mais votos, chegando a quase quadriplica-los.
Cattani, que em 2018 disputou sua primeira eleição, ficou com a primeira suplência do PSL, com 11.628 votos, ficando atrás dos então correligionários Delegado Claudinei e Silvio Favero.
Com a triste morte de Favero, que não resistiu as complicações da covid-19, Cattani, um pequeno produtor de leite que vive até hoje em um sítio no assentamento Pontal do Marape, na zona rural de Nova Mutum, assumiu o cargo de deputado no final de março de 2021.
Desde então o bolsonarista ganhou destaque na Assembleia Legislativa com propostas sempre conservadoras, como o projeto de lei Escola sem Partido, a proibição do uso de pronomes neutro em escolas, a autorização de porte de armas para mulheres vítimas de violência doméstica, entre outros.
Em outubro deste ano, um ano e sete meses após sua posse, o parlamentar tido por muitos como polêmico foi reeleito como o sexto candidato mais votado, com 44.705 votos, ou seja, com 33.076 votos a mais do que em 2018.
Além de Cattani, também tiveram grande aumento no percentual de votação de 2018 para 2022 o deputado Max Russi (PSB), com 106,6%, Lúdio Cabral (PT), com 109,3% e Paulo Araújo (PP), com 110,8%. Janaina Riva (MDB), a candidata mais votada deste ano teve um aumento de 59,3%.