Projetos executivos preveem obras de um contorno rodoviário, um viaduto, um elevado, um mercado municipal e um terminal rodoviário em Várzea Grande.
Várzea Grande abriu entendimentos com o governo do Estado que podem resultar em investimentos da ordem de R$ 215 milhões entre recursos do Estaduais, Municipais e de emendas da Bancada Federal em contrapartida para obras consideradas fundamentais para o desenvolvimento da segunda maior cidade de Mato Grosso e da Região Metropolitana do Rio Cuiabá.
Em audiência com o governador Mauro Mendes, o prefeito Kalil Baracat acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, tratou a questão de diversas intervenções no Sistema de Trânsito de Várzea Grande que é passagem obrigatória tanto para quem busca o norte e o sul de Mato Grosso ou do Brasil.
“Apresentamos projetos executivos de obras que estamos trabalhando junto aos nossos parceiros para serem implementadas”, disse Kalil Baracat sinalizando que todos os projetos serão protocolados junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura para futura análise técnica.
Os projetos apresentados preveem a implantação de um novo Complexo Rodoviário entre as regiões sul de Várzea Grande e de Cuiabá com a entrega da quinta ponte entre os dois principais município de Mato Grosso e que interligará o Grande Parque do Lago com o Grande Parque Cuiabá e bairros adjacentes.
“Essa ponte vai permitir que uma parcela considerável da população possa ir e vir entre Cuiabá e Várzea Grande com maior facilidade. Fora isto teremos novas regiões se desenvolvendo, com novas áreas residenciais e comerciais”, disse Kalil Baracat sinalizando ser essa uma das maiores obras rodoviárias de Várzea Grande e que deve superar 20 quilômetros e mais de R$ 100 milhões.
Segundo Kalil Baracat essa é uma obra para ser executada em até três etapas, sendo que partes dela já se encontram prontas. “Quando concluída ela vai desde a Ponte do Porto pela Alameda Júlio Muller, passando pela ponte Sérgio Motta as margens do Rio Cuiabá, até chegar na nova ponte de acesso as duas cidades. No prolongamento ela passa pelo Distrito do Engordador, chegando no bairro Costa Verde, interligando a Avenida Leôncio Lopes que foi recentemente duplicada até chegar à Rodovia dos Imigrantes. É um novo Contorno Rodoviário”, disse o prefeito de Várzea Grande.
Ele sinalizou ao governador Mauro Mendes que um outro acesso permitirá ainda mais fluxos às principais regiões de Várzea Grande, que é a Avenida São Gonçalo que vai permitir o acesso à Avenida 31 de Março ou Murilo Domingos que faz divisa com o Aeroporto Marechal Rondon e que liga a Avenida da FEB e ao Centro da cidade.
“Estamos falando de uma das maiores obras rodoviárias de Várzea Grande e de Mato Grosso”, disse Kalil Baracat, assinalando ainda outros dois projetos rodoviários, o do Viaduto do Zero Quilômetro que vai acabar com o estrangulamento do principal acesso entre Cuiabá e Várzea Grande (entroncamento das BRs 070/364 e 163) e do Elevado da Ulisses Pompeo até a Travessa Maracaju.
Também foi apresentado e discutido com o governador Mauro Mendes as obras do novo Mercado Municipal que se encontram com seu processo licitatório em curso e que deverá ser construído ainda neste ano em área central da cidade e da futura Rodoviária de Várzea Grande que são compromissos assumidos pelo prefeito Kalil Baracat em campanha e do qual existem compromissos de emendas dos senadores Jayme Campos, Carlos Fávaro (hoje ministro da Agricultura) e Wellington Fagundes, além de deputados federais.
“Temos trabalhado em muitos projetos que estão em cursos e queremos, se possível, e com o apoio de parceiros como o governador Mauro Mendes, os deputados estaduais, os senadores e deputados federais, implementá-los, transformá-los em realidade para que Várzea Grande possa crescer de forma planejada e se desenvolvendo economicamente”, disse Kalil Baracat, a quem o governador Mauro Mendes assegurou analisar com carinho os pedidos formulados.