Pedido formal, apresentado ao secretário Gonçalo Barros, foi autorizado pelo prefeito Kalil Baracat que lembrou que o SUS não tem fronteira em Várzea Grande e atende a todos.
A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cedeu medicamentos, soro, anestésico cirúrgico entre outros produtos para ajudar no atendimento de pacientes das unidades de saúde localizadas em Cuiabá. A cessão atende a uma solicitação formal do Gabinete de Intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde da Capital, determinada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Também ficou definido que o Gabinete de Intervenção vai pegar carona em processos licitatórios realizados pela prefeitura de Várzea Grande para adquirir medicamentos, equipamentos, insumos e outros produtos considerados essenciais e de grande rotatividade nas unidades de saúde por causa do alto número de atendimentos e procedimentos realizados.
Dentro dos vários processos licitatórios existentes, alguns permitem maior celeridade para fazer frente à urgência e emergência, como no caso da Saúde Pública.
A interventora, Danielle Carmona Bertucini, é enfermeira de carreira na Saúde de Cuiabá e foi escolhida pelo governador Mauro Mendes, após a Intervenção ser decretada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça e aprovada pelos deputados estaduais.
Ela ainda vai contar com o apoio do procurador do Estado, Hugo Fellipe Lima, que assumiu a Administração da Saúde de Cuiabá na primeira intervenção – que durou oito dias e acabou sendo suspensa por decisão liminar do STJ – além das adjuntas: Najila Brito Lima Muller na Atenção Secundária, Catarina Célia de Araújo Amorim na Atenção Primária, Deisi de Cássia Bocalon Maia, como secretária adjunta de Planejamento e Operações e Josias Jovino Pulquério, adjunto de Gestão.
A Secretaria Adjunta de Planejamento e Operações, Deisi de Cassia Bocalon Maia, em postagem em suas Mídias Sociais declarou a reciprocidade de Várzea Grande em auxiliar o Gabinete de Intervenção.
“Hoje, eu não poderia deixar de agradecer a ajuda, a parceria destes gestores que nos tem apoiado, nesse momento, de intervenção! Obrigada prefeito Kalil Baracat e obrigada secretário Gonçalo Barros, que prontamente atenderam nosso pedido, sem exigências ou formalidades demasiadas, mas, sim de forma clara e transparente, pois confiam na gestão do governador Mauro Mendes que têm palavra e honra todos seus compromissos! E, assim somos orientados a seguir em frente e fazer! Sem promessas ou mentiras que não poderemos cumprir.
Novamente, reforço, Várzea Grande está em boas mãos! A Saúde de Várzea Grande tem se destacado! Não falta o essencial para a população! Foram verdadeiros gestores do recurso público da saúde! Obrigada mais uma vez! Essa ajuda, salva vidas! Aproveito também para agradecer a todos os fornecedores e prestadores de serviço que têm nos dado um voto de confiança em meio ao caos. Sem vocês seria impossível o restabelecimento dos serviços”, frisa a postagem que vem acompanhada de três pequenos vídeos com os insumos e medicamentos cedidos por Várzea Grande que tem sentido os reflexos no crescente número de atendimentos de pessoas residentes em Cuiabá, bem como, em diversas cidades de Mato Grosso e até mesmo de outros estados e de países vizinhos ao Brasil e limítrofes com o Estado.
O prefeito Kalil Baracat lembrou que ajudar no atendimento às pessoas de Cuiabá, ou de outras cidades de Mato Grosso e do Brasil, é permitir que o SUS promova os atendimentos necessários.
“Temos de fazer todos os setores da saúde funcionarem, desde Atenção Primária, para aqueles casos normais em que 90% dos atendimentos realizados solucionam os problemas das pessoas, evitando assim uma piora no quadro de saúde e atendimentos mais especializados que são da Atenção Secundária e posteriormente na Atenção Terciária que já são os casos de internações em UTI que demandam mais recursos, mais pessoal. Quando os três setores funcionam, os custos reduzem, os resultados são mais certos e a saúde das pessoas é preservada”, disse Kalil Baracat.
O secretário Gonçalo Barros destaca que é fundamental que Cuiabá e Várzea Grande atuem em conjunto, pois isto representa melhor qualidade de vida para a população. “O que importa é atender bem e assegurar acesso a todos que necessitam de saúde de qualidade, sem custos e com resolutividade. Se no primeiro atendimento médico ou odontológico nós tivermos sucessos, os custos serão menores, o estresse de médicos, enfermeiros e dos próprios pacientes serão menores, pois todos sofrem quando a saúde”, disse Gonçalo Barros.
O prefeito e o secretário frisaram depositar confiança na Intervenção, “bem como nos resultados que ela apresentará em prol dos irmãos e irmãs de nossa honrosa capital de Mato Grosso a querida Cuiabá, que não pode deixar de ter saúde de qualidade para todas as pessoas”.