Educação organiza Feira Científica em Várzea Grande

O evento tem por objetivo sensibilizar toda comunidade escolar sobre a importância de unir teoria e prática, ampliando o prazer do conhecimento por meio do fazer, do produzir.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) reuniu no Anexo I, nesta terça-feira (18), diretores e coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB), para o lançamento da ‘Feira Científica, Cultural, Tecnológica e Empreendedorismo Sustentável 2023’. O evento propõe aos alunos o desafio de realizar uma construção de trabalhos com olhar questionador e criativo, com inovações tecnológicas como robótica/cultura ‘maker’ (faça você mesmo) e temáticas onde o aluno é o protagonista.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Silvio Fidelis, a feira científica já tem uma tradição nas Escolas Municipais onde os alunos desenvolvem suas habilidades e competências implementando novos hábitos, intervindo em necessidades significativas no território escolar a partir da construção de novos saberes de maneira interdisciplinar, pois envolve diferentes áreas do conhecimento como a matemática financeira para crianças e adolescentes.

Conforme a assessora pedagógica, Tereza Gomes da Cunha do setor de educação ambiental da SMECEL, a Feira tem por objetivo sensibilizar toda comunidade escolar sobre a importância de unira teoria e prática, ampliando o prazer do conhecimento por meio do fazer, do produzir.

Dentre os vários objetivos específicos, pontuou Cunha, é a proposta dos professores de estimular nos alunos a pesquisa de conceitos e práticas de cooperação, como base no empreendedorismo assim como a construção de protótipos para produção de energias limpas, tais como solar e eólica ou mesmo, o linguajar mato-grossense.

De 14.04 a 05.05, é o período de inscrição das Escolas Municipais por meio do e-mail: pedagogicovg2021@gmail.com. Num segundo momento ocorrerá o levantamento de problemas e a busca de soluções de acordo com as pesquisas, levantamento de hipóteses e experimentações. A culminância ocorrerá em duas etapas, sendo uma na escola e a outra, com exposição de dois trabalhos selecionados por escola, no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão) em novembro com exposição aberta ao público.

Banner Meio Prefeitura de CBA

Deixe uma resposta