O projeto é executado pela Limpurb, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o trabalho de melhorias no Cemitério do São Gonçalo alcançou uma nova fase. Nesta semana, além da conclusão da construção de 90 gavetas de sepultamento, foi realizada a demolição da antiga sede administrativa e do ossuário.
Conforme o projeto, que é executado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, mais 210 gavetas serão edificadas na sequência, totalizando 300. Somado a isso, foram iniciadas as etapas de aterramento e compactação da área onde serão levantadas a administração e novo local para acomodação de ossos remanescentes das pessoas falecidas.
Ao mesmo tempo, está em andamento o trabalho de terraplanagem da via central do cemitério que, posteriormente, será pavimentada. O local também já conta com um novo sistema de iluminação e ganhará calçamento e estacionamento. A previsão é de que essas intervenções sejam concluídas ao longo do segundo semestre deste ano.
“É um trabalho gradativo que, neste momento, está contemplando o São Gonçalo, mas pretendemos avançar para outros cemitérios. Nossa intenção é fazer as melhorias necessárias para garantir aos familiares estruturas dignas para o sepultamento de um ente querido”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
A elaboração e execução do projeto de reforma do Cemitério do São Gonçalo segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e tem como objetivo assegurar maior dignidade e respeito no atendimento ao cidadão. Igualmente, as ações também promoverão melhores condições de trabalho aos servidores.
Paralelo ao trabalho em andamento, o cemitério recebe ainda, de forma contínua, todos os cuidados relacionados à limpeza pública do espaço. Para atender a demanda, o local conta com uma equipe fixa de roçagem e, sempre que necessário, mutirões são realizados para reforçar a manutenção.