Em pouco mais de 15 dias, essa é a segunda vez que a região é atendida com esse tipo de trabalho
Cerca de 20 caminhões de lixo foram recolhidos, na quinta-feira (15), em uma operação de limpeza realizada no trevo de acesso ao Distrito do Aguaçu. A ação foi coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que tem intensificado as atividades de combate ao descarte irregular de lixo.
Em pouco mais de 15 dias, essa é a segunda vez que a Limpurb atende a região com esse tipo de trabalho. Do local, foram retirados resíduos oriundos de resto de construção civil, móveis, lixo domiciliar, restos de podas de árvores, caixas de madeira e papelão, e uma grande quantidade de pneus e garrafas de vidro.
Ainda conforme a Limpurb, somente neste ano, pelo menos 15 operações de limpeza foram executadas na mesma área. O diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, destaca que a Prefeitura de Cuiabá tem feito o possível para manter o local limpo, mas tem esbarrado na falta de conscientização popular.
“O que observamos é uma falta de vontade de uma parte da população em nos ajudar a cuidar da cidade. Essa região possui coleta de lixo regular, os caminhões do cata-treco também estão disponíveis para atendimento, a cidade possui locais que recebem pneus gratuitamente. Então, não há nada que justifique a prática desse ato criminoso”, enfatiza Júnior Leite.
FISCALIZAÇÃO
No mês de maio, a Limpurb e a Secretaria de Ordem Pública (SORP) assinaram um Plano de Operação Integrada para fortalecimento das ações de fiscalização de publicidade e descarte de resíduos sólidos. A parceria tem o objetivo promover a atuação em conjunto, planejando e executando atividades de caráter preventivo e repressivo.
Desde então, foram intensificadas as operações de combate à poluição visual e ao despejo e destinação irregular de resíduos volumosos de pequenos e grandes geradores. Como parte do plano, a Limpurb disponibilizou oito servidores públicos e dois veículos para execução das ações periódicas.
“Situações do Distrito do Sucuri tratam-se de crime ambiental, que também traz prejuízos à saúde pública. Infelizmente, uma parte da população ainda preserva essa cultura errônea de achar que somente o poder público tem o dever de cuidar da cidade. Mas, na verdade, isso é uma obrigação de todos nós”, finaliza o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.
A população cuiabana também pode ajudar a Limpurb a combater esse tipo de irregularidade. Para isso, a empresa pública disponibiliza o Disque Denúncia, possibilitando que, por meio do WhatsApp (65) 99331-7826, o cidadão possa acionar a equipe de fiscalização volante. O atendimento virtual é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial.