O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Antonio Maluf debateu estratégias para a melhoria da saúde nos estados durante a Maratona sobre Auditoria em Saúde, realizada de forma virtual na última sexta-feira (16) pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
Na ocasião, foram apresentadas as ações da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CPSA), presidida pelo conselheiro, e do Comitê Temático da Saúde do Instituto Rui Barbosa (IRB), do qual é coordenador.
Um dos destaques foi o projeto “Estratégias para o fortalecimento da imunização dos 141 municípios mato-grossenses”, lançado recentemente pelo TCE-MT. “Vamos qualificar os profissionais por meio de ações conjuntas com outros órgãos. O objetivo é fortalecer a política de imunização antes de cobrarmos isso efetivamente dos jurisdicionados.”
Neste contexto, o conselheiro lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) dará início a Auditoria Coordenada para avaliar a adesão dos estados e municípios aos sistemas de informações referentes ao Programa Nacional de Imunizações, bem como verificar o estoque e as perdas de vacinas.
Outra ação do TCE-MT enfatizada no encontro foi o Radar Saúde, que reúne informações sobre o setor em Mato Grosso e é atualizado periodicamente, com dados de bancos oficiais do país. “Essas informações possibilitam o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências, para que as ações tenham mais efetividade”, disse.
Vale mencionar ainda a realização de inspeções na rede secundária de saúde de Cuiabá, levantamento no âmbito do Programa Mais MT Cirurgias e expedição de notas recomendatórias para o aumento da cobertura vacinal e para a atualização cadastral e a intervenção na gestão na fila de espera na regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Guilherme Antonio Maluf também falou sobre o papel do Comitê Temático de Saúde do IRB na produção de conhecimento e na elaboração de diretrizes para todo o sistema nacional, chamando atenção para temas relevantes tratados pelo grupo, como a atenção primária, telemedicina, funcionamento do SUS e política de assistência farmacêutica.