A Comissão de Ética da AL deve analisar se houve ou não quebra de decoro na fala do deputado nas próximas semanas
Uma enquete realizada pelo site RDNews, um dos maiores e mais acessados portais de notícias de Mato Grosso, nas últimas três semanas, apontou que mais de 86% dos leitores são contra a cassação do deputado estadual Gilberto Cattani (PL).
A enquete publicada questionou se Cattani deveria ser cassado por ter feito uma analogia entre a gestação de uma mulher e uma vaca enquanto ele se manifestava contrário ao aborto, em discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Para 86,08%, ou seja, 31.113 pessoas que participaram da votação, Cattani não deve ser cassado. Já para 13,8%, pouco mais de 5 mil pessoas, o bolsonarista deve perder o mandato pela declaração.
A fala de Cattani, que é uma das maiores vozes contra o aborto na Assembleia Legislativa, incomodou grande parte da mídia, deputados da esquerda e grupos feministas do Estado.
Motivado pela repercussão, a Ordem dos Advogados (OAB-MT), por meio de sua Comissão da Mulher, ingressou com um pedido de Cassação contra Cattani no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, além da instauração de uma investigação do caso no Ministério Público Estadual.
O MP, no entanto, já manifestou que não houve crime na declaração do parlamentar e arquivou a investigação.
A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa deve analisar se houve ou não quebra de decoro na fala do deputado nas próximas semanas.