“A Comenda ao Combate ao Crime Infantojuvenil, é destinada a homenagear personalidades que tenham atuado na defesa ao combate a quaisquer tipos de crimes contra crianças e adolescentes, com destaque ao combate ao tráfico de pessoas para exploração sexual infantil”
O ex-agente da CIA Tim Ballard, que fundou uma organização de combate ao tráfico de crianças e é a inspiração do personagem central do filme “Som da Liberdade” pode virar nome de uma comenda para homenagear pessoas que combateram ou combate crimes contra crianças no Estado de Mato Grosso.
A proposta partiu do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que protocolou na Assembleia Legislativa um Projeto de Resolução para incluir na Resolução nº. 6.597/2019, que trata das honrarias concedidas pelo legislativo mato-grossense, a Comenda Timothy Ballar.
“A Comenda Timothy Ballard de Mérito ao Combate ao Crime Infantojuvenil, como Comenda do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso, é destinada a homenagear personalidades que tenham atuado na defesa ao combate a quaisquer tipos de crimes contra crianças e adolescentes, com destaque ao combate ao tráfico de pessoas para exploração sexual infantil”, diz o projeto.
Ainda de acordo com o texto, os projetos de resolução de concessão da Comenda Timothy Ballard de Mérito ao Combate ao Crime Infantojuvenil serão analisados pela Comissão de Segurança Pública.
Tim Ballard é um ex-agente do governo americano que se tornou conhecido pela luta contra o tráfico sexual de crianças na Colômbia. Ele é um ativista, palestrante e escritor, fundador e ex-CEO da Operation Underground Railroad, uma organização anti-tráfico sexual.
As Comendas são condecorações concedidas pela Assembleia Legislativa a pessoas ou instituições que se destacam em suas áreas de atuação prestando serviços relevantes ao Estado de Mato Grosso.