Atravessando Fronteiras Internacional Aruandê Capoeira em Cuiabá 2023: Evento contou com a presença de mais de 250 capoeiristas do Brasil e exterior e mais de 1000 pessoas entre crianças e adultos participaram da festa.
Na última semana, a capital mato-grossense foi palco do Encontro Internacional Atravessando Fronteiras, que além de celebrar reconhecimento de mestrias, também fomentou a cultura cuiabana para o mundo.
Realizado pelo Centro Cultural Aruandê Capoeira e organizado pelo Mestre Weto Salgado, presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira, com uma potente equipe composta por Mestre Pé de Chumbo, Mestrando Borracha, Mestrando Bororo, e alunos na supervisão do M Demetrius, o evento movimentou a cultura e o turismo local, tendo a presença de capoeiristas dos EUA, Angola, México, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Salvador, entre outras localidades principalmente do interior de MT.
O Teatro do Cerrado – Zulmira Canavarros, foi sede da abertura oficial do evento, realizado às vésperas do Dia das Crianças (11/10) com o Festival Infantil Ginga Camaradinha, que promoveu troca de graduações para mais de 90 crianças, integrantes dos projetos Xás Crianças e Crescer Capoeira, em parceria com o 3° e 10° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso, respectivamente.
Já no dia das crianças (12/10), a comemoração com premiação, através do II Campeonato Aruandê Kids, fomentando a capoeira como desporto, na Quadra do Bairro Araés.
A sexta-feira (13/10) foi recheada de história, com um fim de tarde no MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, através da Rota da Ancestralidade. Já à noite, o baile de gala com entrega de placas e diplomas de reconhecimento, ocorreu na Associação de Cabos e Soldados PM/BM. A solenidade foi marcada de muita emoção e cantoria com capoeiristas ilustres como Mestre Charm, Contramestre Monkey, Mestre Bicudo, Contramestre 7 Vidas, Mestrando Tiziu, Mestre Fênix USA e muitos outros. Mestre Demetrius USA presidente do CCAC também deixou seu dendê.
No sábado (14/10) o encerramento dessa programação tão rica foi marcada por oficinas, Roda de Capoeira, entrega de cordas e muito samba.
No Domingo foi encerrado com um bate papo entre os participantes numa bela festa a beira da piscina.
Os agradecimentos vão para os apoiadores que sem eles nada disso seria possível, tais como: Grêmio do 10° BPM, 10° BPM, 3° BPM, Gerencia da Rodoviária, Corpo Musical, Assembleia Social, Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Moto Club Remanescentes, Olímpica Esporte, Deputado Botelho, Deputado Estadual Beto Dois a Um, Deputado Estadual Elizeu Nascimento, ASMIP, ACS dentre outros.
Todos os momentos marcantes foram registrados pelo portal Rede Afro Brasil, Aruandê Mundo, Mestrando Veto e Web Kizomba e estão disponíveis no Instagram, Facebook e YouTube.
Fonte: Torres Mídias