Pesquisa da CDL Cuiabá prevê aumento de mais de 35% nas vendas da Black Friday em 2023

O levantamento fornece informações valiosas para o cenário comercial local

A pesquisa anual realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através do seu Núcleo de Inteligência de Mercado, visa oferecer uma visão aprofundada das expectativas e comportamentos dos consumidores de Mato Grosso em relação à Black Friday. Neste ano, foram realizadas entrevistas entre os dias 26 de outubro a 09 de novembro, com 407 participantes, distribuídos por região. O levantamento fornece informações valiosas para o cenário comercial local.

A pesquisa revela uma distribuição equilibrada entre homens (60,7%) e mulheres (39,3%), predominantemente com ensino médio (53%) e uma expressiva parcela de prestadores de serviços/autônomos (50,1%). A média salarial atingiu R$6.672,81.

Um dado significativo destaca que 50,1% dos entrevistados aguardam especificamente pela Black Friday para realizar suas compras, enquanto 57,7% têm a intenção de participar ativamente do evento, com uma média de 3 presentes/produtos por pessoa.

Produtos Desejados e Gastos Previstos: O Que Está no Radar dos Consumidores

Os itens mais desejados incluem eletrodomésticos (28,2%), roupas e calçados (23,3%), celulares/smartphones (23,3%), móveis em geral (10,7%), produtos de beleza (3,4%), brinquedos/pelúcias (2,8%), artigos esportivos (2,5%), acessórios (0,9%), livros (0,6%), viagens (0,6%), restaurantes (0,6%) e outros (3,1%).

A pesquisa demonstra que 39,5% dos entrevistados pretendem gastar mais nesse ano do que o ano passado, e o valor médio a ser gasto em 2023 atinge R$2.396,22, refletindo um aumento de 13,78% em relação ao ano anterior.

Formas de Pagamento e Preferências de Compra: Parcelando o Futuro
A tendência de parcelamento é destacada, com 63,4% optando por essa modalidade. Entre os meios de pagamento parcelado, o cartão de crédito lidera com 83,8%, seguido por crediário (10,6%), boleto (5%), e outros (0,6%) e as lojas no centro da cidade permanecem como o local preferido para 45,1% dos entrevistados, seguidas por internet/sites (22,1%), shopping centers (13,5%), lojas próximas nos bairros onde mora (9,9%), mídias sociais (2,3%), vendedores avulsos/porta – porta/ conhecidos (0,5%) e outros (6,6%).
Já 54,4% dos consumidores iniciarão a pesquisa na véspera ou no dia da Black Friday, gerando um significativo aumento no fluxo de pessoas nesse dia.
Análise e Projeção para a Black Friday de 2023: Expectativas Superadas
Analisando os dados, o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo de Inteligência, Fábio Granja, destaca que a Black Friday de 2022 não alcançou as expectativas devido a eventos como a Copa e eleições. No entanto, as projeções para 2023 indicam um aumento de 35,04% nas expectativas de compra, acompanhado por um crescimento de 13,77% no valor médio gasto em presentes.

“A estimativa de faturamento no comércio para este ano é de R$563 milhões, consolidando a Black Friday como um evento de impacto significativo no cenário comercial local. Esse montante não apenas impulsionará as receitas dos comerciantes, mas também injetará vitalidade na economia local, gerando empregos temporários, estimulando a produção e fortalecendo a relação entre consumidores e varejistas”, afirmou Granja.

Fonte: CDL Cuiabá

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