Na prática, o sistema facilita a prestação de contas e garante o controle sobre os recursos públicos.
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta terça-feira (12.12), uma reunião para alinhar detalhes sobre a implementação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC-MT), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), para dar mais transparência à contabilidade da Casa. Na prática, o sistema facilita a prestação de contas e garante o controle sobre os recursos públicos.
O presidente do Legislativo, vereador Chico 2000 (PL), agradeceu a presença dos servidores da Casa e da Corte de Contas, para o estreitamento da relação, tendo como objetivo dar mais eficiência ao Parlamento e promover respeito aos cidadãos e ao erário.
“Quero agradecer aos servidores aqui desta Casa, aos secretários, enfim, a todos os servidores que estão participando dessa reunião, uma reunião de trabalho, onde nós estamos tratando o sistema contábil da Casa. E é isso, conduzindo a gestão aí para que tenhamos eficiência. E tendo eficiência, tem-se respeito à população, ao erário público e a todo o parlamento municipal.
De acordo com o assessor técnico do Tribunal de Contas, Pedro Henrique, durante o encontro foram definidas estratégias para o sistema seja colocado em prática e que possa auxiliar Prefeituras e Câmaras, em um sistema informatizado.
“A parceria com a Câmara, se deu em razão do sistema que o Tribunal de Contas está alavancando, que é o SIAFIC MT, onde o tribunal está disponibilizando a ferramenta de contabilidade, para poder ajudar os municípios. Essa reunião foi muito válida, e a gente traçou estratégias para obter êxito”, endossou ele.
A medida organizada pelo TCE é um marco para a política de transparência na gestão fiscal.