Em Cuiabá, diversos bairros ficaram sem água; em Várzea Grande, o problema é com a distribuição de energia
O Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), abriu reclamação e solicitou às concessionárias Energisa e Águas Cuiabá esclarecimentos sobre os problemas no fornecimento de energia elétrica e interrupção do abastecimento de água ocorridos nos últimos dias.
A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, explica que na Capital diversos bairros foram afetados pela falta de água, o que causou transtornos à população cuiabana, que não foi comunicada previamente sobre o desligamento. “Com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, o desabastecimento impactou ainda mais os cuiabanos que não puderam se planejar para a falta de água”, salienta.
Já em Várzea Grande, a população tem reclamado de problemas com a distribuição de energia elétrica. Entre as principais reclamações estão quedas constantes e fornecimento em apenas uma fase.
Além dos problemas com o fornecimento do serviço, a abertura das reclamações foi motivada também pela falta de informação aos consumidores. “Energia elétrica e água são serviços essenciais e não devem ser interrompidos sem justa causa, de forma abrupta e sem comunicado prévio aos clientes”, salienta Márcia.
A conciliadora de Defesa do Consumidor e assessora especial do Procon-MT, Cristiane Vaz, informa que até a abertura da reclamação não havia sido publicado nos sites das concessionárias nenhuma informação sobre as razões para os problemas no fornecimento de energia elétrica em Várzea Grande, nem para o desabastecimento de água em Cuiabá e a relação dos bairros afetados.
Na Carta de Informações Preliminares (CIP) encaminhada à Energisa e a Águas Cuiabá, o Procon-MT solicitou que as concessionárias esclareçam:
- Quais bairros foram impactados pela interrupção do fornecimento de energia/desabastecimento de água.
- Por qual período.
- O que motivou a interrupção.
- Quais meios foram utilizados para informar a população.
- Quais as soluções adotadas pela empresa para resolver o problema e/ou minimizar as consequências.
O prazo para os fornecedores responderem os questionamentos é de 10 dias, contados a partir de quarta-feira (20), data em que o Procon-MT encaminhou o documento solicitando as informações às concessionárias.