Apae Cuiabá realiza de 21 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas

O tema deste ano de 2024, “Nossa história: quem somos e o que fazemos”

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá, estará realizando de 21 à 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas com o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, com ações e o despertar do movimento para as pessoas com deficiência.

Na programação foram convidadas pessoas, personalidades, famílias para que possa ter grandes histórias contadas com seu envolvimento com a Apae.

Ao longo dos 57 anos, a Apae Cuiabá tem lutado para criar um presente e um futuro mais próspero para as pessoas com deficiência e suas famílias. Por meio de um trabalho incansável e ímpar, constrói uma sociedade mais justa e inclusiva, onde os direitos são assegurados.

Idealizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla surgiu com outro nome, no entanto, com o Projeto de Lei n° 5090, de 2013, foi intitulada pelo que conhecemos atualmente e que, por meio de debates, palestras e manifestações acerca das pessoas com deficiência e suas famílias, é hoje a campanha de referência em nosso país na luta por visibilidade e representatividade.

A Semana Nacional é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, instituída pela Lei nº 13.585/2017, e visa o desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade brasileira e do povo cuiabano acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.

O tema deste ano de 2024, “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, nos incentiva a refletir sobre a trajetória das Apaes e o seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos.

É fato que nós lutamos muito tempo por igualdade. Hoje, porém, a nossa luta é por equidade. Essas duas palavras costumam caminhar juntas e que, muitas vezes, seus significados são confundidos. Isso porque, enquanto a igualdade trata a todos da mesma forma, sem distinção, a equidade parte do princípio de que as pessoas têm diferentes necessidades e que nem sempre largam do mesmo ponto de partida.

Em vista disso, a equidade é uma força motriz alicerçada no propósito de garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, entretanto, fornecendo os recursos e os apoios necessários, promovendo, consequentemente, um resultado justo para todos. Logo, o discernimento entre equidade e igualdade é crucial para respeitarmos as diversidades e sermos verdadeiramente inclusivos.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

21/08/2024 – 8h ABERTURA OFICIAL DA SEMANA.

*Apresentação da Semana com a Presidente da APAE de CUIABÁ, ROSANGELA DE JESUS.

  • Apresentação do Coral da SEDUC.

  • Contando SUA HISTÓRIA com JACIRA CORREIA GALVÃO mãe do FABRÍCIO GALVÃO.

  • Contando SUA HISTÓRIA com FLÁVIA TEREZA DO NASCIMENTO, Assistente Social da Federação das APAES.

22/08/2024 – 8h APRESENTAÇÃO CULTURAL.

*Assistida ELYZA VITÓRIA

  • Roda de conversa com o tema: VIVÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO ATENDIDOS DA APAE CUIABÁ.

*IMENTO

23/08/2024 – 8h30 PARADA OBRIGATÓRIA

*Ação de Conscientização dos Assistidos na PRAÇA ALENCASTRO, em frente à prefeitura de Cuiabá.

24 e 25 de AGOSTO – PROGRAMAÇÃO DA NACIONAL

26/08/2024 – 8h Nossas histórias

*COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS com FAMÍLIA e RESPONSÁVEIS.

27/08/2024 – 8h APRESENTAÇÃO CULTURAL

*MÁGICO DE OZ

*NOSSA RELEITURA APAEANA

*RODA DE CONVERSA COMPARTILHANDO NOSSAS HISTÓRIAS com a Diretoria Executiva da APAE CUIABÁ

28/08/2024 – 8h

*EQUIPE TÉCNICA DO CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, com o tema ATENDIMENTO E SUPORTE A PESSOA COM DEFICÊNCIA E SEUS DESAFIOS.

Banner secundario

Deixe uma resposta