‘Isso tudo é Mato Grosso’ vai ao ar aos sábados e terá reprise aos domingos. O programa também estará disponível na internet.
Estreia no próximo sábado (7), às 12h20, Isso é muito Mato Grosso, novo programa da TV Assembleia, que vai destacar o potencial turístico do estado e a história dos municípios. “Isso tudo é Mato Grosso” vem para integrar a programação da TVAL com foco na população e na cultura regional, como é caso dos programas “Palavra Literária”, “Olhares” e “Capivara na Faixa”.
A primeira temporada contará com 36 episódios, cada um com 10 minutos de duração, sendo o primeiro sobre Cuiabá, a capital mato-grossense. Na estreia, o turismólogo João Eduardo Sá da Costa, o historiador Fernando Tadeu e o ator e produtor cultural Justino Astrevo contam um pouco sobre a história de Cuiabá, curiosidades sobre o nome da capital e sobre alguns pontos da cidade, como o Centro Geodésico da América do Sul, localizado no coração da cidade.
O secretário adjunto da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa (Secom ALMT), Ever Jota, destaca a importância do programa para valorização dos municípios, salientando suas características. “Ao mesmo tempo que o programa convida os espectadores para conhecer nosso estado, também cria um vínculo com a população local, que se vê representada e pode compartilhar com seus contatos”.
O diretor do programa, Luís Andrade, da VCA Filmes, explica que houve um cuidado especial para encontrar pessoas que fossem referência nos municípios temas. “A escolha dos entrevistados foi feita por meio de pesquisa da produção. Procuramos pessoas-chave para falar sobre cada tema, trazendo uma visão geral sobre a cidade”. Economia, cultura, história, turismo e as particularidades de cada localidade estão entre os assuntos abordados.
A primeira temporada contempla os municípios de Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Garças, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Colíder, Colniza, Cuiabá, Diamantino, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Paranatinga, Pedra Preta, Poconé, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
“Isso tudo é Mato Grosso” será exibido aos sábados, às 12h20, e a reprise será aos domingos, no mesmo horário, pelo canal 30.1. Na internet, os vídeos poderão ser vistos no canal da @TVAssembleiaMT.