Telemedicina e rede de atenção estão entre estratégias que serão debatidas em encontro do TCE-MT sobre Saúde Mental

O encontro Saúde Mental Novo Olhar para Mato Grosso será realizado no próximo dia 19 no auditório da Escola Superior de Contas

O uso da telemedicina, o cuidado integrativo e as linhas de cuidado na saúde mental fazem parte da agenda do encontro “Saúde Mental – Novo Olhar para Mato Grosso”, que será realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) no próximo dia 19. Divididos em nove painéis, os temas vão ampliar o debate sobre o alcance das políticas públicas no setor.

Conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, a programação terá início às 8h e segue até às 18h, no auditório “Lenine de Campos Póvoas”, da Escola Superior de Contas do TCE-MT. Clique aqui para se inscrever.

Na ocasião, a secretária de Saúde e Saneamento Básico de São José do Rio Claro (300 km de Cuiabá), Cleide Maria Anzil, vai explicar como o município reorganizou sua Rede de Atenção Psicossocial (Raps), garantindo um aumento de 145% nos atendimentos nos últimos quatro anos.

Os resultados foram apresentados no 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, em março, e mostram, por exemplo, como a implantação de uma Agenda Permanente de Saúde Mental em todas as Unidades Básicas de Saúde ajudou a gestão a estratificar riscos entre os pacientes, assegurando tratamento conforme suas necessidades.

Ao longo do dia, médicos, pesquisadores, psicólogos e gestores também tratarão sobre políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e saúde mental na atenção primária. Por fim, haverá um debate com todos os painelistas e o conselheiro Guilherme Antonio Maluf fará a leitura de uma carta aberta elaborada durante o encontro.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Banner secundario

Deixe uma resposta