A ação, que começa na segunda-feira, contará com mostra de astrofotografias e paineis sobre monitoramento dos incêndios florestais
Com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental e demonstrar os meios pelos quais se pode observar e monitorar o Planeta, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, a partir da próxima segunda-feira (16), a mostra “Monitoramento Global: Céu e Terra na Luta Contra Desastres Ambientais”. A ação contará com a exposição de astrofotografias e paineis sobre monitoramento dos incêndios florestais. Num segundo momento haverá a observação do céu noturno com uso de telescópio e palestras sobre como a Terra se move no espaço.
Iniciativa da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Copmas), sob liderança do presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, a mostra será realizada na recepção do Edifício Marechal Rondon, na sede do Tribunal, e reunirá trabalhos focados nos incêndios florestais e no espaço. Será um momento para promover atitudes sustentáveis que possam minimizar os riscos de desastres e ao mesmo tempo trabalhar a conscientização quanto à importância do meio ambiente ecologicamente equilibrado objetivando a sadia qualidade de vida desta e das futuras gerações.
Parceiro da exposição, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) proporcionará aos visitantes acesso a imagens de satélite em tempo real, obtidas por meio de plataformas criadas especificamente para monitoramento de focos de calor e incêndios florestais. Além disso, o projeto de extensão “O Céu de Mato Grosso”, do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), irá expor astrofotografias capturadas em diversas regiões do estado, divulgando a ciência e a beleza do céu mato-grossense.
O Clube de Astronomia de Mato Grosso também é parceiro da ação e auxiliará os visitantes que desejarem explorar o universo por meio da observação noturna do céu, com a utilização de telescópios. Esta atração dependerá das condições climáticas. A mostra seguirá até o dia 27 e contará ainda com palestras que abordarão os movimentos da Terra no espaço, como a órbita em torno de si mesmo, ao redor do sol, em conjunto com a Via Láctea e com o próprio universo.