Sindepojuc destaca escrivão pela contribuição acadêmica e social no combate à violência doméstica

Com 222 páginas, a coletânea, descreve uma ferramenta essencial utilizada pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) no combate à violência doméstica.

*Por Itimara Figueiredo

O Sindicato dos Servidores de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (Sindepojuc/MT) parabenizou o escrivão de polícia Yago Paelo Prates pelo importante trabalho acadêmico e social publicado no livro ‘Direitos Fundamentais nas Relações Familiares’, uma coletânea organizada pelas advogadas: dra. Clarissa Bottega, mestra Mariana Gomes de Oliveira e especialista Amanda Lourenço.

A obra, lançada pela Editora Premboke Collins, na Flórida, EUA, reúne reflexões sobre direitos fundamentais no contexto familiar, com destaque para o combate à violência doméstica.

O artigo de Yago Paelo Prates, intitulado ‘S.O.S Mulher MT – Ferramenta da PJC-MT no Combate à Violência Doméstica’, é fruto de seu trabalho no programa de mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com 222 páginas, a coletânea, descreve uma ferramenta essencial utilizada pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) no combate à violência doméstica.

“É muito gratificante poder contribuir com a sociedade civil por meio dessa obra. No artigo, apresentamos um pouco dessa ferramenta que a Polícia Civil e o Poder Judiciário de Mato Grosso utilizam no combate à violência doméstica nas relações familiares. É animador e satisfatório ver o impacto dessa pesquisa no trabalho realizado em nosso Estado”, afirmou Yago.

Ele destaca as principais características funcionais e os objetivos primordiais que se busca alcançar no combate à violência doméstica em Mato Grosso. Tendo como base, segundo ele, dados estatísticos em nível nacional. “O artigo reúne os principais argumentos científicos literários que fundamentam e reforçam a necessidade do combate à violência doméstica e familiar, como dever estatal e direito e garantia fundamental do cidadão e de toda sociedade”, explicou Yago.

Com 10 anos de carreira na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Yago Paelo Prates trabalhou por cinco anos em Alta Floresta, e atualmente ocupa um cargo na assessoria jurídica da PJC, na Diretoria-Geral. Trabalho que demonstra um compromisso profundo com a justiça e com a segurança pública em Mato Grosso, especialmente no que se refere à proteção de mulheres vítimas de violência.

A presidente do Sindepojuc, Cecília Monge, também se mostrou orgulhosa pela contribuição de Yago. “Parabenizamos o colega Yago pela iniciativa. Seu trabalho não só enriquece o conhecimento acadêmico, mas também traz resultados concretos para a sociedade no combate à violência doméstica. Esse é um exemplo de como a Polícia Civil de Mato Grosso, com dedicação e empenho, faz a diferença no combate a crimes tão devastadores”, disse Cecília, ao acrescentar que a obra é um exemplo de como a ciência, a prática policial e o compromisso com os direitos fundamentais podem transformar realidades.

banner do governo embaixo dos destaques

Deixe uma resposta